Ecletismo

O ecletismo, que aconteceu no Brasil a partir da segunda metade do século XIX, traz diversas características dos períodos antecessores. Sua característica marcante é o próprio resgate e somatória da produção arquitetônica de diversos períodos antecedentes a ele. Alguns autores tratam como uma miscelânea, enquanto formas de composição, que predomina até os tempos atuais e adaptadas ao contexto existente.



Teatro Municipal do Rio de Janeiro


Fonte da imagem: http://equipeguerreira.zip.net/images/municipal.jpg

Com a transformação do Brasil Império em Brasil República, o anseio em negar o passado português e fazer referências a novas culturas fez com que o ecletismo obtivesse sua considerável difusão. Nesse mesmo contexto, com o desenvolvimento tecnológico, a imigração européia e a abolição da escravidão fizeram com que ocorresse o inchaço dos centros urbanos, gerando transformações e a expansão das cidades. A abrangência do ecletismo nas classes sociais foi total, desde as residências de classe baixa até as classes de elite. Tal abrangência se deve muito ao rápido processo de urbanização, surgimento de cortiços, favelas periféricas e o aparecimento desse contraste e característica urbana.







Antigo Banco do Brasil de Pelotas, 1926-1928.

Fonte da imagem: http://www.pelotas.rs.gov.br/cidade_atracoes/fotos/ft_financas.jpg

Com o ecletismo nas obras arquitetônicas percebemos a expressividade, luxo e emotividade distinta do Neoclássico, período que antecede o ecletismo, onde principalmente valores de ordem, disciplina e equilíbrio predominam. A exemplo da expressividade, a roupagem de algumas edificações compostas por ornamentações poderiam revelar seu uso, sendo assim, uma arquitetura “falante”. A roupagem também servia para esconder elementos estruturais indesejáveis como estruturas de ferro, em geral recobertos por argamassa, mármore e latão.

Educandário Gonçalves de Araújo, São Cristóvão.

Nessa obra percebemos a infuência forte do Neoclássico pela rigorosa simetria, elementos como o frontão,  janelas em ogiva que lembram o estilo gótico assim como os pináculos demonstram essa miscelânea do ecletismo.

Fonte da imagem: https://htckqa.bay.livefilestore.com



Palácio Guanabara

Diferentes composições de diferentes estilos vão acrescentando-se à obra.

Fonte da imagem: http://static.panoramio.com/photos/original/3060140.jpg

A busca pela simetria ocorria mesmo em edifícios de lotes irregulares de esquina.





Edifício do antigo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro

Fonte da imagem: http://www.flickr.com/photos/rosamar/3058624966/

A nova linguagem que o ecletismo buscava criar estava baseada na linguagem de outras origens. A justaposição de características e elementos de estilos distintos foi o que definiu o estilo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: